Vantagens da Automação Industrial para sua empresa

Durante muito tempo as mãos dos trabalhadores do mundo todo foram responsáveis pelo progresso, evolução e diversas inovações. 

No entanto, nas últimas décadas, a humanidade passou a usar máquinas para fazer os trabalhos mais pesados, arriscados e repetitivos, enquanto nós, humanos, temos mais tempo para pensar, criar tecnologias, desenvolver processos e nos aprimorarmos cada vez mais.

Hoje, a indústria 4.0 (termo que vem ganhando cada vez mais popularidade) revoluciona diversas empresas, que passam a contar com robôs automatizados e principalmente, com a internet, através de sistemas conectados, monitoramento de manufatura de maneira remota, processamento e coleta de dados em tempo real, dentre outras vantagens.

Por falar em vantagens, ao implantar a automação em sua empresa é possível conseguir diversos benefícios, conforme mostraremos a seguir.

Mais segurança no chão de fábrica

Uma das principais vantagens da automação industrial é permitir que máquinas façam trabalhos que poderiam ser arriscados ou pesados para os humanos. 

Enquanto uma máquina pode levantar facilmente uma carga de mais de 100 quilos, isso poderia ser altamente prejudicial para uma pessoa comum.

Durante muitos anos os acidentes eram corriqueiros, retirando diversas pessoas dos postos de trabalho, gerando prejuízos para empresas e para o governo, que perdia sua força trabalhadora.

Com a automação não é mais necessário colocar pessoas em funções precárias e arriscadas. Estes profissionais podem ser remanejados para trabalhos gerenciais, estratégicos, supervisionais, aumentando, inclusive, sua qualidade de vida.

Mais precisão e qualidade

Se um trabalhador necessitar recortar uma chapa de metal em formato circular repetidas vezes utilizando suas mãos, provavelmente em algum momento verá variações no material final produzido.

No entanto, um robô dotado de um sistema de automação industrial pode fazer este trabalho repetidas vezes, obtendo sempre o mesmo resultado.

Todas as medidas, pesos e instruções que forem programadas no sistema pelos profissionais responsáveis são efetivamente aplicadas. Quando os fabricantes utilizam a automação industrial, eles eliminam os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano.

Essa precisão permite que fábricas produzam muito mais e sempre com a mesma qualidade. 

Isso foi o que permitiu que a indústria automobilísticas crescesse tanto nas últimas décadas. Todos os carros de uma linha de produção eram fabricados da mesma forma, seguindo as mesmas especificações, com a mesma qualidade. 

Manufatura operando 24 horas por dia

Com a automação industrial é possível colocar a manufatura para trabalhar 24 horas por dia, visto que não há limitações para os maquinários. Dessa forma, é possível colocar supervisores em um turno noturno, por exemplo, enquanto os robôs trabalham automaticamente.

Mantendo a manutenção e inspeção em dia, as máquinas autônomas podem operar ininterruptamente, sempre mantendo a precisão e qualidade.

Produção enxuta e adaptável

Da mesma forma que a automação permite que a manufatura aconteça 24 horas por dia, ela também permite maior flexibilidade para a linha de produção que precisa se ajustar à demanda.

Um funcionário parado, improdutivo, é prejuízo para a empresa, pois continuará recebendo, mesmo sem trabalhar. 

No entanto, com a automação, caso haja queda na produção é possível diminuir as máquinas operando na linha de montagem, realizando a produção just-in-time, ou seja, quando há encomendas.

Menos gastos desnecessários

Com a padronização e alta qualidade promovida pelas máquinas, diminuem-se os erros humanos e, naturalmente, também surgem menos gastos desnecessários.

Maior produtividade e competitividade

Com todas estas vantagens anteriormente citadas fica evidente que a empresa ganha em produtividade. Se pudéssemos resumir automação em uma palavra, seria essa: produtividade.

Com o uso de robôs que fazem trabalhos automatizados, repetitivos, é possível trabalhar mais em processos braçais, enquanto os profissionais podem ser remanejados para funções mais estratégicas e administrativas.

Com o aumento da padronização temos produtos com mais qualidade, mais economia e, assim, a empresa ganha em competitividade, podendo fornecer produtos mais baratos.

Como implantar a automação industrial em sua empresa?

Se você quer trazer todas estas vantagens para o seu negócio, implantar a automação pode ser a melhor alternativa.

Para isso, primeiramente, é importante que você conte com uma equipe especializada que possa avaliar e definir um projeto de automação para sua empresa.

Seja ela grande ou pequena, de qualquer ramo, é possível implantar a automação para trazer estas e outras vantagens.

Entre em contato com a nossa equipe e nos deixe ajudar a definir um projeto de automação eficiente para o seu negócio. Juntos podemos crescer ainda mais!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Posts recentes